quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Como se formaram as cavernas do Petar

          

       Cavernas são principalmente cavidades formadas no interior da terra devido à ação geológica sobre rochas insolúveis, com fauna especifica. A região do Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (PETAR) visitada pelo 1º ano do Colégio Rainha da Paz possui uma série de cavernas. Nesta postagem entenderemos como elas se formaram.

Primeiramente, deve-se entender que a região do Petar é uma formação geológica de rochas calcárias. O calcário é uma rocha formada por sedimentos, ou seja, restos, sob pressão. No caso da rocha sedimentar que forma aquela região, há fortes indícios que seja proveniente de restos de animas marinhos, que se depositaram no fundo do mar, e lá se compactaram. Isso pode ser comprovado se observada a caverna Santana, onde existe séries de listras, que são o resultado da compactação dos animais marinhos e com os movimentos das placas tectônicas, a camada de calcário, que antes se encontrava no fundo do mar, conseguiu emergir e formar a atual região do Petar, e que com o tempo formaria as cavernas.



O processo de formação das cavernas do Petar foi feito pela carstificação, este que ocorre em terrenos constituídos de rochas solúveis, nesse caso o calcário, onde a água da chuva ou de rios fará a dissolução da rocha. Ele começa pela combinação da água da chuva ou de rios superficiais, com o dióxido de carbono, que pode ser proveniente da atmosfera ou das raízes da vegetação que liberam o CO2 no solo. Isso formará o ácido carbônico ou água acidulada, que ira penetrar nas fendas das rochas, e dissolver o calcário formando assim o bicarbonato de cálcio (Ca(HCO3)2), que é facilmente transportado pela água. Conforme bicarbonato de cálcio é dissolvido pela água, as fendas irão se alargar, e se formará grandes galerias, onde a água passará a circular.

Abaixo encontram-se as equações químicas do processo de formação de cavernas: 

1.Acidulação da água (formação do ácido carbônico): 

H2O + CO2 resultando em H2CO3 

2.Dissolução da rocha pelo ácido carbônico:

H2CO3 + CaCO3 resultando em Ca(HCO3)2 

Como pode ser observado, estas duas equações são reversíveis, pois o processo inverso ocorrera na formação dos espeleotemas das cavernas.



Gustavo Pieroni


Nenhum comentário:

Postar um comentário