quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Como tudo começou - História Geológica

         Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), criado em 1958, representa uma grande área de conservação com 35.102,8 hectares, localizada em região serrana, mais precisamente na alta margem esquerda do curso do Rio Ribeira, passando pelos municípios de Apiaí e Iporanga, sul do estado de São Paulo. Em seu passado colonial foi alvo de expedições pioneiras em busca de ouro.

Os terrenos cársticos do PETAR se destacam pela vasta área aquática, com rios que percorrem e desgastam o interior de cavernas, onde ocorre a formação de zonas vadosas de até 60 m, lugares onde a água corre livremente, sendo comum a incidência de cavernas verticais (abismos) e grandes salões, fatores que diferenciam o Vale do Ribeira das demais áreas cársticas do Brasil.

Entre cerca de 200 cavernas conhecidas na região do PETAR, todas com uma grande variedade morfológica de espeleotemas, ressalta-se a caverna Santana, com 6,5 km de condutos já mapeados por exploradores. As rochas carbonáticas da área pertencem ao Subgrupo Lajeado, do Proterozóco Médio. A importância ambiental desta área é suportada pela associação entre  uma densa mata tropical (Mata Atlântica), em grande parte preservada, relevo de encosta em ambiente subtropical úmido, e grandes sistemas de cavernas que abrigam paisagens subterrâneas únicas.
Thiago Meneses

Nenhum comentário:

Postar um comentário